quarta-feira, 28 de março de 2012

Gênero Lírico






O Gênero Lírico nasceu de uma modalidade poética que era, no período medieval, cantada e executada ao som de instrumentos musicais como a lira, daí a origem da expressão ‘lírico’, a qual provém do latim ‘lyricu’. 


A partir do momento em que o conteúdo do poema e a música se desligaram, o ritmo foi preservado através da metrificação dos versos, ou seja, do estabelecimento de uma medida para eles, contabilizada pela quantidade de sílabas poéticas

Vocábulos, aliterações – repetições das mesmas letras, sílabas ou sons numa frase – e rimas são recursos, desde então, utilizados pelos autores como um meio de conservar a musicalidade da poesia. 

Neste gênero há um elemento fundamental, sem o qual não se poderiam expressar as emoções mais subjetivas, as condições da alma, os pensamentos, os sentimentos profundos; trata-se do ‘eu-lírico’, uma entidade fictícia perfeitamente distinguível do autor concreto. Ele nada mais é que uma peça-chave do discurso poético. Mas, com certeza, está aí presente também a visão de mundo do poeta, daí sua intensa subjetividade. 

Embora a lírica seja basicamente composta por poemas, não necessariamente esta forma literária como um todo se enquadra neste gênero, pois o que determina a inclusão nesta categoria são suas características. Ao longo do tempo, a lírica sofreu diversas modificações. Sem perder suas virtudes essenciais, ela passou a englobar novas inquietações de natureza social e questões de fundo filosófico. Hoje ela empreende inclusive um mergulho em si mesma, procurando compreender o ofício poético. 

No quesito formal, prevalece até hoje, o soneto. Ele é estruturado por quatorze versos, dois quartetos – estrofes de quatro versos – e dois tercetos – estrofes de três versos -, todos estritamente rimados, decassílabos, ou seja, compostos por dez sílabas; ou alexandrinos, integrados por doze sílabas. 

Há também outras formas. A canção sublinha a antiga interação entre a poética e a música; seu principal tema é o amor, e suas estrofes contêm uma quantidade harmoniosa de versos. 

A elegia compreende poemas que expressam emoções pungentes e divagações de conteúdo moral, com o objetivo de contribuir para que os leitores transcendam as etapas dolorosas de suas existências. 

A écloga, ou ‘seleção’, enfoca a poesia pastoril, comumente composta na forma de diálogos. O epitalâmio, sua função é prestar homenagens aos recém-casados no instante da cerimônia. A sátira tem como objetivo escarnecer das imperfeições humanas.


Alunas: Krisla Ripardo Domingos  Nº 23
                Larissa Luana dos Santos Nº 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário